Volume de Ar na Garrafa

AR QUE TRANSPORTAMOS

Depende de dois fatores:

  • Capacidade da garrafa.
  • Pressão a que a garrafa pode ser carregada (pressão de trabalho).

Estes dois fatores fazem parte do conjunto de dados que vêm gravados na garrafa e são especificados para a sua construção.

O valor que indica a capacidade interna é o volume de ar que contém quando está “vazia”, isto é, à pressão atmosférica (1bar). Este valor é expresso em litros.

O valor que indica a pressão de trabalho refere-se à máxima pressão a que a garrafa pode ser carregada no enchimento. Este valor vem expresso normalmente em bar, mas em algumas garrafas vem expresso em psi (pound/square inch).

Portanto o volume de ar transportado expressa-se:

Volume Máximo de Ar Armazenado = Capacidade Interna x Pressão de Trabalho

EXEMPLO 1


Se tivermos uma garrafa de12L com uma pressão de trabalho de 220bar, o volume de ar nela contido no fim do enchimento será:

12L x 220bar = 2640L

Convém não esquecer que a pressão ao fim de algum tempo baixará, porque a temperatura da garrafa vai diminuindo após o enchimento. (Módulo 2 – As leis da física aplicadas ao mergulho). Esta diminuição de pressão pode ser verificado pela simples leitura do manómetro, ao montar o regulador na garrafa antes do mergulho. Nessas condições o ar disponível na garrafa será indicado pela expressão:

Volume de ar disponível = Capacidade interna x Pressão referida no manómetro

EXEMPLO 2


Se tivermos uma garrafa de12L e supondo que o valor de pressão lido no manómetro antes do mergulho é de 195bar, o volume de ar disponível será:

12L x 195bar = 2340L

DURAÇÃO DO AR QUE TRANSPORTAMOS

A duração do ar que transportamos depende do volume total de ar na garrafa e o consumo de litros por minutos a uma determinada profundidade. Falar da duração do ar que transportamos é o mesmo que falar de autonomia, que iremos abordar no Módulo 15 – Planeamento Básico de Mergulho.

Duração = Volume de Ar Transportado ÷ Consumo de Ar à profundidade que nos encontramos

EXEMPLO


Com uma capacidade interna de 12L, pressão de trabalho de 220 bar e profundidade a -27,5m temos uma duração de:

Volume transportado = 12L x 220bar = 2640L

Consumo a -27,5m = 25L/min x 3,75bar = 93,75L/min

Logo, Duração = 2640L ÷ 93,75L/min = 28,16 min