Utilização da Tabela Bühlmann 86

O computador de mergulho, na sua essência, é uma tabela de mergulho, com um cronómetro e um profundímetro incorporados. A grande diferença em relação à simples tabela de mergulho é que o computador trata em tempo real os dados recolhidos durante o mergulho e os resultados são de imediato visíveis no mostrador.

Isto permite ao mergulhador fazer em cada momento o ponto da situação fazer o ponto da situação do mergulho, enquanto que as tabelas apresentam uma escala de resultados fixos.

Mais recentemente, através de uma ligação de alta pressão do 1º andar do regulador (mangueira ou emissor via rádio), vários modelos de computador tratam dados relativos à pressão do ar na garrafa, calculando o consumo de ar em cada momento e fazendo a estimativa da duração da reserva de ar.

Desta forma o mergulhador é informado do tempo de mergulho de que ainda dispõe sem ter que realizar paragens de descompressão, quais os patamares e tempos de descompressão que eventualmente tenha de respeitar, a velocidade de subida que está a praticar, os intervalos de superfície, além de muitas mais informações.

Nos casos em que o mergulho começa fundo e depois vai subindo gradualmente, ao longo de uma parede, por exemplo, o uso do computador pode otimizar o tempo do mergulho. Na verdade, a descompressão que se vai fazendo lentamente à medida que o mergulhador vai subindo, é um fator continuamente calculado e atualizado pelo computador. Com uma tabela, tal procedimento é impossível.

Após a chegada à superfície, o computador continua a manter o mergulhador informado sobre a forma como está a decorrer a descompressão, permitindo desta forma o planeamento fácil de um segundo mergulho.

Permite mesmo introduzir, se for caso disso, as correções da pressão atmosférica relativamente à altitude em que o mergulho se vai efetuar. Na memória ficam também registados alguns dados relativos aos mergulhos efetuados, que na geração mais recente de computadores podem ser transferidos para um computador de secretária, sob a forma de tabela ou de gráfico.

Atualmente há computadores de mergulho que têm bússola e termómetro integrados, para além de terem a possibilidade de gerir mergulhos onde são utilizadas misturas respiratórias diferentes do ar atmosférico.

No entanto, o uso de computadores não exclui o uso de tabelas, uma vez que também estes aparelhos são suscetíveis de sofrer avarias, embora não sejam muito frequentes. Por razões de segurança, mesmo com computador, o mergulhador deve fazer-se acompanhar sempre da tabela (de preferência baseada no modelo matemático utilizado pelo computador) e dos meios necessários para a medição do tempo e da profundidade (relógio e profundímetro).

Por outro lado, é necessário não esquecer que existem modelos de computadores programados com modelos matemáticos diferentes. Assim, num grupo de mergulhadores em que existam computadores diferentes, é muito provável que as informações obtidas não coincidam umas com as outras.

Finalmente deve ter-se presente que não é o computador que evita os acidentes de descompressão, mas sim o modo como se utiliza o aparelho. O mergulhador deve saber ler corretamente e sem margem para dúvidas os dados que o aparelho fornece no mostrador e respeitá-los escrupulosamente.

As regras de segurança que se aplicam ao uso das tabelas (não esticar os tempos até ao limite e respeitar a paragem de segurança) devem ser também aplicadas ao mergulho com computador. Segundo o Dr. Bühlmann, “100% de segurança só se consegue obter restringindo todas as actividades subaquáticas ao mergulho na banheira”.

OBSERVAÇÕES

  • Nunca faça comparação entre os valores do computador e os apresentados na tabela de mergulho.
  • Utilize ou o computador ou a tabela de mergulho. Nunca misture as duas coisas.
  • Cada mergulhador deve ter o seu computador. Dois mergulhadores têm sempre perfis de mergulho diferentes.
  • Se não usar computador e estiver a mergulhar com um companheiro que o utilize nunca evolua a uma profundidade superior àquela em que ele está a evoluir.
  • Leia sempre atentamente o manual de instruções antes de utilizar o computador. Cada modelo de computador tem as suas características.