Sintomas do Ataque de Pânico – OK

Definimos o pânico como um estado de stresse extremo que nos leva a um sentimento de terror súbito e violento, causado por uma ameaça de perigo real ou imaginária, que desencadeia reações e comportamento pouco racionais e por vezes perigosos.

É por esta razão que a identificação dos primeiros sinais de stresse são muito importantes para prevenir uma situação de pânico.

Existe um sequência comum de situações que ocorrem antes de se instalar uma situação de pânico. A baixa condição física e mental do mergulhador podem levar ao (1) aparecimento da situação de stresse, que pode ser observado através do aumento do (2) consumo de energia do mergulhador, manifestando-se através do (3) aumento nas frequências respiratórias e cardíacas, criando uma reação simpática do (4) aumento de ansiedade e de (5) possível hiperventilação. Estes sintomas por sua vez estimulam o nosso sistema endócrino na secreção de neuro transmissores como a adrenalina e potenciam o factor multiplicador de risco da origem da situação de stresse.