Proteção do Mergulhador

TEMPERATURA AMBIENTE

Resolvidos os primeiros problemas de adaptação do ser humano ao meio aquático, um outro se apresenta, este relacionado com a temperatura ambiente.

Não será correcto falarmos na temperatura da água sem referir a sua grande condutibilidade térmica comparada com a do ar. Na realidade, a água conduz aproximadamente 25 vezes mais calor, do que o ar à mesma temperatura.

Ou seja, a água absorve muito rapidamente o calor dos corpos nela mergulhados. Além disso, as grandes massas de água têm uma incomensurável capacidade de armazenamento do calor. Isto significa que um indivíduo, sem roupa, arrefece muito mais rapidamente se estiver mergulhado em água à temperatura de 25ºC, do que se estiver exposto ao ar à mesma temperatura.

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO TÉRMICA

A solução para o problema é a utilização de roupa de protecção térmica, que isole a pele do contacto com a massa de água, reduzindo substancialmente a perda calórica.

  • Fato Isotérmico
  • Luvas
  • Meias ou Botas

Outra função não menos importante da roupa isotérmica é a protecção contra a acção abrasiva e cortante das rochas e o contacto com espécies marinhas urticantes ou venenosas.

No entanto, é preciso não esquecer que este tipo de roupa não protege de qualquer tipo de poluição. O mergulho em águas poluídas só deve ser feito com fatos concebidos para esse efeito.