Profundímetro

FUNÇÃO

O profundímetro é um aparelho que mede a pressão a que está submetido, dando a indicação da profundidade a que se encontra. É um aparelho essencial para o mergulhador, pois permite que este controle a profundidade a que está ao longo da imersão.

PROFUNDÍMETRO DE TUBO CAPILAR

Embora atualmente caído em desuso, o mais simples e barato é o de tubo capilar, que no entanto dá leituras muito precisas em pequenas profundidades.

A água entra pela extremidade de um tubo capilar transparente e a profundidade é indicada à medida que a linha de água se desloca dentro do tubo, ao longo da escala das profundidades.

A graduação é muito espaçada no início (os primeiros 10m ocupam metade da escala) mas vai-se comprimindo gradualmente, de modo que a precisão vai diminuindo à medida que a profundidade aumenta.

PROFUNDÍMETRO DE TUBO BOURDON

Os profundímetros mecânicos de tubo Bourdon, embora sem a mesma precisão nos primeiros metros, têm a vantagem de ser mais preciso a maiores profundidades.

Nestes equipamentos a profundidade é indicada por um ponteiro, que se desloca sobre uma escala que pode ter graduação uniforme ou de evolução exponencial.

Em viagens de avião sem cabina pressurizada, estes profundímetros devem ser transportados numa caixa estanque, porque podem ser danificados.

PROFUNDIMETROS ELETRÓNICOS

Os profundímetros digitais, de concepção electrónica, são muito precisos a qualquer profundidade, e a indicação da profundidade é lida num mostrador digital. Os profundímetros deste tipo memorizam os dados dos últimos mergulhos, nomeadamente a profundidade máxima atingida durante o mergulho, o tempo de permanência no fundo, a temperatura, se a velocidade de subida foi respeitada, o intervalo de tempo entre mergulhos, a maior profundidade registada pelo aparelho, entre outras informações. Embora estes aparelhos avisem quando a bateria começa a estar fraca, há que ter em atenção o nível da carga da bateria, para não termos a desagradável surpresa de ficarmos sem qualquer tipo de informação dUrante o mergulho. Sendo a profundidade uma das informações fundamentais para o mergulhador, o profundímetro não deve ser utilizado como simples objecto de adorno, mas sim para ser lido com alguma frequência. Este aparelho pode ser usado no pulso, como qualquer relógio, ou instalado numa consola de múltiplos instrumentos.