Manómetro de Alta Pressão

FUNÇÃO

O manómetro de alta pressão serve para medir a pressão do ar, ou outro tipo de mistura gasosa, dentro da garrafa de mergulho.

CARACTERÍSTICA

Nos manómetros mecânicos convencionais a pressão é indicada por um ponteiro que se desloca sobre um mostrador circular, graduado em bar (kg/cm2) ou em PSI (libras/polegada quadrada).

Normalmente o mostrador tem o sector entre os 0 e os 50 bar pintado de vermelho. Quando o ponteiro entra neste setor diz-se que o mergulhador entrou na reserva. Isto significa que o mergulho está no fim devendo iniciar-se imediatamente o regresso à superfície.

O manómetro de mergulho é ligado, através de uma mangueira especial, à saída de alta pressão (HP) do 1º andar do regulador, medindo a pressão no interior da garrafa assim que a torneira é aberta.

MANÓMETRO DE SUPERFÍCIE

Este é destinado a medir a pressão da garrafas à superfície.

MANÓMETRO DE MERGULHO

Este indica qual a pressão do ar existente na garrafa durante o mergulho.

O manómetro de mergulho é um instrumento obrigatório para o mergulhador, pois permite-lhe controlar a quantidade de ar que tem na garrafa, de modo a poder regressar à superfície antes do ar terminar.

Tal como os outros instrumentos atrás descritos, o manómetro de mergulho é um sistema de controlo passivo. Isto significa que o mergulhador deve ter o hábito de o consultar regularmente.

MANÓMETRO ELETRÓNICO

No manómetro eletrónico, o valor da pressão é apresentada num mostrador digital.

Além da representação numérica, normalmente o valor da pressão é também representado graficamente por uma coluna, onde está assinalada a zona de reserva.

CUIDADOS

A mangueira do manómetro deve ser tratada com cuidado para evitar a deterioração, tal como as juntas tóricas que vedam a ligação entre a mangueira e o manómetro, que devem ser mantidas limpas e bem lubrificadas. Atenção à areia que se pode colar às juntas tóricas, pois é meio caminho andado para a sua destruição.