Lidar com o Stresse Antes do Mergulho

Como já foi abordado tudo se inicia com o planeamento de mergulho, sendo necessário realiza-lo sempre de acordo com o conforto de todos os mergulhadores. Outra questão muito importante é a auto-avaliação do seu estado físico e psíquico antes do mergulho.

No final desta avaliação, deverá verificar todos os seus equipamentos e do seu companheiro de mergulho. Deverá ainda saber onde se encontra o kit de oxigénio e rever todos os aspectos de como deve atuar em caso de emergência.

Plano de Mergulho

O plano de mergulho deverá ser realizado de acordo com o nível de certificação, competências técnicas dos mergulhadores, condições ambientais do local de mergulho, procedimentos de emergência, devendo todos estes aspectos serem do conhecimento de todos:

Objetivos

A definição dos objetivos do mergulho é o primeiro passo, devendo todos os mergulhadores estarem de acordo de forma a que todo o grupo funcione de forma sincronizada. Por exemplo em mergulhos profundo o grupo poderá funcionar como um sistema de redundância essencial para a segurança de todos.

Perfil de Mergulho

O passo seguinte é a definição do perfil de mergulho. Deverá definir profundidade máxima, tempo de fundo máximo, perfil de subida. Deverá ainda definir a orientação e percurso subaquático e relaciona-lo com as profundidades, tempo e quantidade de ar na garrafa.

Procedimento de Emergência

É importante discutir procedimentos em caso de uma emergência, pois o seu companheiro de mergulho poderá ter obtido formação de mergulho através de um sistema de formação diferente. Apesar de todos os sistemas de formação de mergulho, serem equivalentes, existem alguns passos nos procedimentos que podem ser diferentes e dai a importância de os rever com o seu companheiro de mergulho.

Equipamentos

O equipamento é um aspecto muito importante, pois cada marca, modelo e sistema poderá apresentar particulariedades que deverá conhecer. Deverá observar o equipamento do seu companheiro de mergulho, saber por exemplo onde se encontra o sistema de lastro, o segundo regulador de emergência, as válvulas de purga do colete ou asa.