Fixação das Garrafas

PRECINTAS SIMPLES

O uso de precintas simples é o modo menos cómodo e está caído em desuso. O sistema consiste em duas alças ajustáveis (precintas de ombros) de lona, nylon ou outro material, fixas ao gargalo da garrafa e ao copo da base, e uma precinta “sub-cutal” ou de “entre pernas”, que passa entre as pernas do mergulhador e vem prender ao cinto de lastro. Esta evita que a garrafa saia pela cabeça (desencapele) quando o mergulhador salta para a água ou quando desce de cabeça para baixo.

ARNÊS COM APOIO DORSAL (BACK PACK)

O arnês com apoio dorsal (back pack) é composto por um jogo de precintas presas a uma peça anatómica, em plástico de alta resistência, que torna mais cómoda a colocação da garrafa às costas do mergulhador. A garrafa é presa por uma cinta de desblocagem rápida ao apoio dorsal, de onde saem duas precintas de ombros e uma precinta de cintura (que substitui a precinta “sub-cutal”). Normalmente, o apoio dorsal tem uma “pega” para tornar mais fácil o transporte da garrafa.

GARRAFA ACOPOLADA NO COLETE

Com o aparecimento dos modernos coletes de mergulho generalizou-se a fixação da garrafa ao colete. Assim, este equipamento tem duas funções: fixar a garrafa às costas do mergulhador e controlar a sua flutuabilidade. Por agora abordamos a primeira destas funções, deixando o controlo da flutuabilidade (Módulo 5).

O colete de mergulho é basicamente uma bolsa em tecido resistente, que se pode encher com ar para controlar a flutuabilidade do mergulhador. Esta bolsa é fixa à garrafa através de uma estrutura dorsal com uma precinta de fixação. Em alguns casos, o colete de mergulho assenta mesmo numa estrutura semelhante a um arnês de apoio dorsal.

O colete tem uma configuração que permite que o mergulhador o “vista” como um casaco, ajustando-o ao corpo através de um conjunto de precintas. A solução de fixar a garrafa ao colete é actualmente a mais utilizada, não só pela comodidade e vantagens que possui, mas também por o colete ser um equipamento obrigatório.




CUIDADOS

Tanto no arnês como no colete, é necessário apertar muito bem a precinta de fixação à garrafa, para evitar que esta escorregue durante o mergulho ou durante o transporte. Se a precinta estiver molhada, o aperto e a fixação são mais eficazes.