Faca

FUNÇÕES

A faca não é utilizada no mergulho como arma mas sim como um instrumento de segurança que pode ser utilizado para cortar um cabo ou uma rede, para bater na garrafa para chamar a atenção do companheiro, etc.

A sua utilização nunca deverá provocar danos na vida marinha

CARACTERÍSTICAS

Face aos diversos fins a que se destina, a lâmina da faca deve ser forte e em aço inoxidável. O punho deve ser robusto, adequado ao tamanho da lâmina e anatómico, de modo a dar segurança quando a faca está a ser utilizada. A faca pode ser de um ou dois gumes (punhal). A opção por uma faca com um gume e um lado espesso é preferível, por este tipo de faca ser mais versátil.

No entanto, seja qual for o modelo escolhido, um dos lados deve ter uma serrilha longa e afiada, capaz de cortar um cabo. O gume também deve ser bem afiado, de modo a cortar facilmente linhas de pesca ou redes.

Normalmente a bainha da faca é presa na perna ou no colete de mergulho, permitindo um acesso fácil e cómodo.

ALTERNATIVA OU COMPLEMENTO

Em alternativa ou complemento da faca, também existem tesouras para mergulho, concebidas para cortar redes e cabos de pequena bitola. São instrumentos muito eficazes, com a vantagem de funcionarem bem apenas com uma mão disponível.

MANUTENÇÃO

Ainda que feitos de material inoxidável, com o tempo e uma deficiente manutenção estes instrumentos começam a adquirir ferrugem. Esta degradação pode ser evitada se no final de cada mergulho estes instrumentos forem lavados com água doce e bem secos antes de serem guardados.

A faca, ou punhal, deve guardar-se sempre dentro da bainha, para evitar cortes acidentais.