Equipamento de Sinalização Sonora

APITO

À superfície o mais barato equipamento de sinalização sonora, mas também o que apresenta resultados mais fracos, é o vulgar apito.

SISTEMAS SONOROS MONTADOS NA MANGUEIRA DE ENCHIMENTO

Os restantes equipamentos são normalmente montados na mangueira de enchimento do colete de mergulho, e funcionam com o ar proveniente do 1o andar do regulador. Estes dispositivos têm um som muito forte e com grande alcance. Enquanto alguns só funcionam à superfície, outros também funcionam debaixo de água .

MARACA

O chamamento sonoro debaixo de água faz-se basicamente por percussão. A forma mais simples é bater com o cabo da faca na garrafa. No entanto o mercado está cheio de sistemas, mais ou menos imaginativos, de produzir sons de chamamento subaquático. A maraca, por exemplo, consiste num cilindro de alumínio cheio de esferas de aço. Ao agitar a maraca, o som produzido pelas esferas é suficientemente forte para ser ouvido por outros mergulhadores até aproximadamente 10m de distância.

PEÇA DE PLÁSTICO

Outro dispositivo muito simples é uma peça de plástico rígido preso a um elástico colocado à volta da garrafa. Para chamar a atenção, o mergulha- dor puxa a peça esticando o elástico e larga-a de encontro à garrafa. A pancada da esfera na garrafa produz um som forte, como uma martelada, audível pelos mergulhadores a razoável distância.

Este sistema, tal como bater com a faca na garrafa, só é eficaz se a garrafa não estiver protegida por uma rede ou outro tipo de capa.

MANUTENÇÃO

A manutenção destes equipamentos segue os preceitos indicados para os equipamentos anteriores: lavar com água doce, secar e guardar em local protegido.

Os sinais sonoros dentro de água não devem ser utilizados levianamente