Antes do Mergulho

Preocupação

Um dos sinais que podem indicar um mergulhador a sofrer de algum nível de stresse é demonstrar preocupação excessiva sobre todas as questões que o rodeia. Se o seu companheiro de mergulho lhe parecer distante quando quando estiverem a planear o seu mergulho poderá estar a bloquear comportamentos associados ao stresse.

Outro sinal de preocupação que deverá despertar a sua atenção é o esquecimento. Esquecer de tarefas simples como montar o equipamento, ou de vestir o fato de forma correta, podem ser sinais de desconforto ou stresse.

Dificuldades com o Equipamento

Um dos períodos importantes que o Rescue Diver deve observar é o momento em que o companheiro de mergulho ou o grupo de mergulhadores estão a montar o escafandro e a equipar-se. Se observar que um mergulhador apresenta dificuldades em montar algum equipamento, essa dificuldade poderá ser um sinal de stresse, especialmente se estiverem a dar desculpas sem nexo. Este comportamento poderá estar a encobrir alguma incerteza ou desconforto, sendo muitas das vezes comum esses mergulhadores esperarem ajuda de alguém do grupo ou estarem a tentar encobrir os seus problemas.

Irritabilidade e Frustração

Alguns mergulhadores ficam de mau humor, demonstrando um comportamento agitado, que quando confrontados por outro mergulhador ou líder de mergulho, podem perder a paciência e tornarem-se agressivos. Esta irritabilidade poderá ser um sinal de uma frustração devido à incapacidade de montar algum equipamento, ou preocupação que não querem referir.

Falta de Confiança

A falta de confiança poderá apresentar dois sinais distintos. Há nergulhadores que adequirem um comportamento de superioridade, humilhando os mergulhadores à sua volta, de forma a esconderem a sua falta de confiança em alguma situação, um medo ou incompetência em alguma área. Tentam a todo o custo convencer todos à sua volta que estão completamente em controlo da situação. É importante ter cuidado com este tipo de atitude, pois estes mergulhadores poderão apresentar falta de conhecimento, competências, formação e experiênica ao contrário do que tentam demonstrar.

O outro tipo de mergulhador que poderá observar é o mergulhador que demonstra timidez e excesso de humildade, sendo necessário ter cuidados acrescidos na reunião inicial e na explicação de todos os aspectos relacionados com o mergulho, pois muitas das duvidas não são realizadas por estes mergulhadores.

Outras Mudanças de Comportamento

Todas as mudanças de comportamento que saiam fora de uma conduta expectável normal, em especial se conhecermos o mergulhador fora do contexto do mergulho, poderão indiciar uma situação de stresse. Podemos observar hiperatividade, o humor, seriedade, lentidão e descoordenação, esquecimento entre outras.