Consumo de Ar

Julgamos ser intuitivo que um dos fatores mais importantes na duração de um mergulho é a quantidade de ar que transportamos. No entanto, outros fatores não menos importantes condicionam a duração do mergulho, entre os quais sobressai, naturalmente, o consumo de ar do mergulhador.

Ainda que os dois fatores referidos sejam bastante variáveis, podemos no entanto adotar valores que nos possibilitem efetuar, com alguma aproximação, alguns cálculos sobre a quantidade de ar consumido e do ar que ainda resta.

AR QUE RESPIRAMOS

Depende de vários fatores:

  • Volume dos pulmões.
  • Esforço que exercemos.
  • Temperatura da água.
  • Profundidade a que evoluímos.
  • Estado mental.
  • Estado físico.
  • Experiência no mergulho.

Podemos pois afirmar que no lado mais baixo da escala de consumo teremos um mergulhador do sexo feminino, mergulhando descansadamente, a baixa profundidade e em águas quentes. Ao contrário, um mergulhador do sexo masculino, de elevada compleição física, deslocando-se rapidamente, a grande profundidade, mal preparado fisicamente e em estado de pânico, situa-se no extremo oposto.

O ser humano, à superfície e em descanso, consome cerca de seis litros de ar por minuto. Ao levantar-se e movimentar-se ligeiramente o seu consumo duplica e se o movimento for mais rápido facilmente o seu consumo volta a duplicar.

Normalmente, nos cálculos de mergulho, adota-se o valor de 25 litros/minuto para o consumo médio de ar à superfície

Vamos agora considerar a profundidade no cálculo do consumo de ar. Ao variar a pressão rapidamente com a profundidade (por cada 10m varia um bar), o nosso consumo de ar aumenta rapidamente quando descemos.

Superfície-10 m-20 m-30 m-40 m
20L/min40L/min60L/min80L/min100L/min
25L/min50L/min75L/min100L/min125L/min
30L/min60L/min190L/min120L/min150L/min

EXEMPLO

Portanto, se adotarmos como consumo médio de um mergulhador à superfície os 25 L/min, e se estivermos a mergulhar a 27,5m de profundidade, onde a pressão absoluta é 3,75bar, a nossa necessidade de ar por minuto será de:

Consumo = 25L/min x 3,75bar = 93,75L/min

Desta forma, se estivermos a planear fazer um mergulho com a duração de 25 minutos, podemos determinar que a quantidade de ar que iremos consumir nesse mergulho será:

93,75L/min x 25min = 2343,75L