Computador de Mergulho

FUNÇÕES

Descendente dos decompressímetros, podemos dizer que o computador de mergulho se comporta como uma “calculadora de tabelas”. Basicamente, o computador de mergulho reúne as funções de profundímetro, relógio e tabela de mergulho e está permanentemente a medir a profundidade, a contar o tempo de mergulho e a fazer os cálculos de acordo com o algoritmo em que se baseia a tabela (Módulo 13-Tabelas).

CARACTERÍSTICAS

Com os avanços da electrónica, para além das indicações fundamentais durante o mergulho, os computadores de mergulho reúnem todas as funções já encontradas nos profundímetros electrónicos e ainda mais algumas outras indicações, como o tempo de espera para poder voar, avisos sonoros, bloqueio dos dados quando há erro grosseiro que configure perigo de acidente, etc.
Os modelos mais recentes permitem a ligação a um computador de secretária, transmitindo todos os dados armazenados durante o mergulho, permitindo analisar o perfil do mergulho realizado. Um conjunto de informações que simplificam a tarefa dos mergulhadores.

ATENÇÃO

É muito importante ler cuidadosamente o manual de instruções que é fornecido com cada aparelho antes da sua utilização, uma vez que a manipulação, as funções e a leitura das informações no painel, podem divergir de modelo para modelo. É necessário ter também muita atenção ao estado da bateria (aviso de bateria fraca) para não correr o risco de comprometer um mergulho.

MERGULHADORES CMAS ONE STAR DIVER

Para mergulhadores CMAS One Star Diver, é essencial que o computador de mergulho tenha as seguintes funções:

  • Profundidade a cada instante do mergulho.
  • Profundidade máxima atingida.
  • Tempo de mergulho decorrido num determinado momento.
  • Tempo total do mergulho.
  • Tempo de mergulho disponível, sem paragens obrigatórias de descompressão.
  • Alarme ao desrespeitar a velocidade de subida.

COMPUTADORES DE MERGULHO DE ÚLTIMA GERAÇÃO

Os computadores de mergulho de última geração já permitem também fazer a gestão do ar disponível, indicando:

  • A pressão do ar dentro da garrafa.
  • O consumo de ar do mergulhador.
  • O tempo de mergulho disponível, em função do ar.

Há ainda outras informações disponibilizadas pelo aparelho depois de finalizado o mergulho:

  • O intervalo de superfície.
  • O tempo de espera até poder voar.
  • O tempo que falta para o utilizador atingir o estado normal de saturação de azoto.
  • O limite de tempo e profundidade num mergulho sucessivo, em função do intervalo de superfície (Módulo 13 – Tabelas, será esclarecido o significado destas funções).

RECOMENDAÇÕES

Com um leque tão grande de informações fundamentais para a segurança do mergulhador, o computador é um instrumento precioso, pelo que o seu utilizador deve ter o hábito de o consultar com alguma frequência, tal como se disse para os outros instrumentos.

Tal como os restantes aparelhos, o Computador de Mergulho pode ser usado no pulso ou instalado numa consola, conjuntamente com outros instrumentos.

Sendo um aparelho de precisão deve ser tratado com o maior cuidado, devendo ser protegido dos choques, quedas ou qualquer outra agressão mecânica. O computador deve ser lavado em água doce no final de cada mergulho, seco com um pano e guardado em sítio seguro.

O computador é um objecto pessoal, que não deve ser emprestado após ter sido utilizado.

O mergulhador deve levar sempre as tabelas, para não ser apanhado desprevenido em caso de falha do computador.