Boia de Superfície

FUNÇÃO

É fundamental que um mergulhador imerso esteja devidamente sinalizado à superfície, para que quem navega (barcos, pranchas de wind-surf, motos de água, etc.) conheça a sua localização e não lhe passe por cima.

Esta sinalização de superfície é, em princípio, a garantia da segurança do mergulhador. Todavia, o desconhecimento e a incúria de muitos utilizadores do mar deve levar o mergulhador a ter uma atenção redobrada a todos os sinais de perigo à superfície.

CARACTERÍSTICAS

A boia de superfície pode ser esférica ou cilíndrica, de cor amarela, laranja ou vermelha, com o volume mínimo de 10l, arvorando a bandeira A do Código Internacional de Sinais (CIS). O significado desta bandeira é “mergulhador na água; mantenha-se afastado e navegue a baixa velocidade”.

RECOMENDAÇÕES

A boia deve estar ligada a cerca de 20m de cabo de pequena bitola e deverá ser rebocada pelo mergulhador, ou presa ao fundo. Neste caso, o mergulhador não se deve afastar mais de 50m do local onde deixou presa a extremidade do cabo, mantendo-se assim a sua posição referenciada à superfície.

É conveniente ter um carreto para enrolar o cabo da boia, de modo a que não se embarace no mergulhador.

Quando se mergulha a partir de uma embarcação, esta deve ter içada a bandeira A do CIS a uma altura suficiente para ser visível a 100m de distância.