Bem-vindo

Bem-vindo ao espectacular mundo subaquático!

Está prestes a entrar numa nova dimensão, a da beleza e maravilhas do planeta da água (curiosamente denominado Terra) e, simultaneamente, numa nova experiência de vida. O mergulho com escafandro autónomo é o elo que une estas duas realidades.

O mergulho desportivo é fácil e divertido, mas é uma actividade que se desenrola num ambiente totalmente diferente daquele a que o ser humano está habituado desde que nasceu, e portanto hostil por natureza. Por isso, o mergulho será tanto mais seguro quanto mais rigoroso for o cumprimento das regras estabelecidas para a sua prática.

Não é necessário ser um “atleta” ou um “super-homem” para mergulhar; basta apenas uma constituição física normal e boa saúde. Também não é necessário ser um grande estilista em natação, ainda que seja necessário estar à vontade na água e saber flutuar com facilidade e segurança.

Por outro lado, é muito importante ter um bom domínio do equipamento básico para o mergulho, ou seja, a “máscara”, o “tubo”, as “barbatanas”, o “fato” e o “lastro”. Por isso deverá praticar até alcançar uma total segurança e tranquilidade com a utilização deste equipamento.

Debaixo de água é necessário estar tranquilo e são totalmente desaconselhados os movimentos bruscos. No entanto, estar tranquilo não significa ficar indolente: lucidez e raciocínio pronto são fundamentais para nunca reagir precipitadamente. O pior que pode acontecer a um mergulhador é entrar em pânico e disparar para a superfície, guiado apenas pelo instinto de sobrevivência. Esta situação nunca deverá ocorrer a um mergulhador experiente, aconteça o que acontecer.

Na verdade, a tranquilidade é o factor chave no mergulho, pois permite que, haja presença de espírito e uma correcta capacidade de reacção, duas qualidades indis- pensáveis ao mergulhador para fazer face a qualquer contingência.

Se reúne as condições que apontámos até aqui, vamos em frente! De certeza que, com o tempo, virá a ser um excelente mergulhador. Se assim não for, terá que pôr muito empenho em dominar-se, para poder mergulhar tranquilamente. Mas, quando finalmente alcançar esse domínio de si mesmo, que lhe permitirá evoluir como um peixe no meio subaquático, poderá verificar com satisfação que valeu a pena!

É privilégio do mergulhador certificado penetrar no universo subaquático, uma fronteira durante muito tempo inacessível ao homem, para tomar parte na grande comunidade internacional dos mergulhadores que observam, exploram e até exercem as suas carreiras profissionais nas águas de todo o mundo.