Armazenamento

ARMAZENAMENTO

No final da temporada todo o equipamento deve ser bem lavado, para retirar todo o salitre entranhado. Depois deve ser seco à sombra e guardado, evitando que os equipamentos fiquem em cima uns dos outros. Deve evitar-se que as mangueiras e as barbatanas fiquem dobradas, que a máscara fique com o cinto de lastro em cima, e que o colete fique com a traqueia dobrada ou comprimida.

Os equipamentos acessórios, depois de secos e lubrificadas as partes metálicas, devem ser guardados dentro dos respectivos estojos.

Antes de guardar o fato por um longo período (Inverno, por exemplo) é aconselhável uma passagem pela máquina de lavar a 30º (lavagem ligeira), excepto no caso dos fatos secos.

O fato deve ser arrumado pendurado num cabide largo, ao abrigo da luz e do calor, depois de ter sido aplicada uma ligeira camada de silicone nos fechos. Nas partes de látex ou de borracha sem forro deve ser aplicado pó de talco.

A garrafa deve ser guardada num local seco, na vertical (de pé), com a torneira protegida de qualquer pancada. Os reguladores podem ser armazenados pendurados pelo primeiro andar, assegurando que não há perigo de caírem.

Não esquecer de mandar fazer a revisão anual do equipamento a um técnico especializado, para o manter sempre em perfeitas condições de funcionamento.