A Carreira do Mergulhador

A carreira do Sistema de Formação CMAS é constituída por 4 níveis de praticante e 3 níveis de Instrutor.

A progressão de carreira é realizada mediante a realização de cursos de formação e experiência comprovada, através do registo de imersões na caderneta de mergulho. O esquema abaixo pretende sintetizar a informação, sendo que será sempre necessário consultar os requisitos descritos nos respectivos standards das certificações CMAS.

One Star Diver

Apesar de existirem certificações de Snorkel e de mergulhadores supervisionados (“Intro Scuba Diving experience”), o nível de entrada como mergulhador autónomo é a certificação “One Star Diver”.

Two Star Diver

A progressão de carreira de um mergulhador One Star Diver para o curso Two Star Diver não necessita que o mergulhador realize nenhum curso de especialidade como requisito de entrada, apenas apresentar 10 imersões na sua caderneta no início do curso, no entanto apenas poderá obter a certificação quando tiver 20 imersões registadas na caderneta de mergulho.

Three Star Diver

Para um mergulhador poder realizar o curso de Three Star Diver é lhe exigido que apresente 50 imersões registadas na sua caderneta (ver particularidades no standard), e apresente 4 especialidades válidas:

  • Navegação Subaquática
  • SBV
  • Administração de O2
  • Rescue Diver

Um mergulhador com a certificação Three Star Diver pode progredir para a carreira de Instrutor ou seguir para o grau mais elevado de praticante, CMAS Four Star Diver.

Um mergulhador Three Star Diver experiente que decida seguir a carreira de Instrutor, deverá apresentar 100 imersões na sua caderneta de mergulho de forma a que possa frequentar o curso de One Star Instructor.

One Star Instructor

Um instrutor One Star tem a possibilidade de ministrar cursos de praticantes One Star Diver e ainda todas as especialidades que o mesmo apresente certificações. Cada certificação apresenta diferentes requisitos de nível de instrutor, algumas são destinadas a instrutores One Star, outras a instrutores Two e Three Star (consultar standards das especialidades).

De uma forma simplificada um instrutor One Star é assistente de um instrutor Two Star e este ultimo assistente do instrutor Three Star. No entanto, como já foi referido repetitivamente é sempre necessário consultar os requisitos descritos nos standards das formações que estiver a ministrar como assistente.

A progressão de carreira de um instrutor One Star é realizada pela sua experiência, através de cursos ministrados e alunos certificados, e de cursos de formação de instrutores. O acesso ao curso de formação Two Star Instructor é necessário que o One Star Instructor tenha no seu histórico 2 cursos de One Star Diver e ter certificado pelo menos 10 alunos.

Two Star Instructor

Da mesma forma, um instrutor Two Star para ter acesso ao curso de formação de instrutores Three Star necessita apresentar no seu histórico 10 cursos One Star Diver, 3 Cursos Two Star Diver, 2 Cursos Three Star Diver e 60 alunos certificados.

Three Star Instructor

Um instrutor CMAS Three Star pode ser denominado de “Formador de Instrutores” ou de “Instructor Trainer”. Este nível de certificação é o nível máximo da carreira CMAS.

Um instrutor CMAS Three Star para além de formar outros instrutores apresenta ainda a possibilidade de ser eleito para exercer funções no Comité Técnico do Mergulho Recreativo e Técnico e/ou ser nomeado pelo mesmo para realizar funções de supervisão de escolas de mergulho.