As intoxicações são provocadas pela inalação de gases em concentrações tais que são prejudiciais ao organismo.
Considera-se hipotermia quando a temperatura interior do corpo é inferior a 35°C. Quando o mergulhador se expõe a condições em que a perda de calor corporal é maior que a produção, a temperatura do corpo baixa e entra em hipotermia. Exceto em águas quentes tropicais, a maioria dos mergulhadores necessita de um fato isotérmico para manter o equilíbrio entre perda e a produção de calor. Em climas moderados, como o nosso, um fato húmido é suficiente, mas em águas frias como no Norte da Europa é imprescindível o recurso a um fato seco.
O arrefecimento ocorre porque a água é um bom condutor do calor, possuindo uma capacidade calorífica alta. A água conduz o calor 25 vezes mais rapidamente que o ar.
Afogamento significa morte por asfixia após submersão em meio líquido. Há situações em que a vítima recupera, nem que seja temporariamente, do episódio de submersão. No entanto, as vítimas reanimadas após a submersão mas que morrem nas 24 horas seguintes, continuam a ser consideradas vítimas de afogamento.