Advanced Nitrox
-
Introdução Advanced Nitrox
-
Física aplicada ao mergulho6 Tópicos
-
Fisiologia do mergulho11 Tópicos
-
Stress
-
O mergulho descompressivo6 Tópicos
-
Tabelas e computadores3 Tópicos
-
Equipamento e sua utilização14 Tópicos
-
Planeamento e execução do mergulho8 Tópicos
-
Equipamento e métodos de produção e EAN3 Tópicos
Efeito Paul Bert
Paul Bert, em 1878, foi o primeiro a observar os efeitos de altas pressões parciais de oxigénio no sistema nervoso central.
Analogamente ao azoto, que se torna tóxico com o aumento da profundidade, também a intoxicação com oxigénio aumenta com a profundidade.
No entanto, enquanto os sintomas de intoxicação pelo azoto vão aumentando progressivamente com o aumento da sua pressão parcial, dando sinais de alerta reconhecíveis, os sintomas de intoxicação pelo aumento da pressão parcial do oxigénio podem surgir abruptamente já numa fase bastante adiantada e perigosa, e sem qualquer aviso.
Por outro lado, enquanto o mergulhador vai aumentando a tolerância aos níveis elevados de pressão parcial do azoto, o mesmo não acontece com o oxigénio. Exposições repetidas a elevadas pressões parciais de oxigénio predispõem-nos para os efeitos da sua toxicidade, verificando-se não ser constante a tolerância para os mesmos perfis de mergulho e em mergulhos em dias consecutivos.
A toxicidade do oxigénio é devida às altas pressões parciais deste gás que alteram o metabolismo das células nervosas, trazendo todo o tipo de alterações neurológicas: as convulsões e as mais comuns que costumam ser lembradas com a ajuda da mnemónica
VITRANT:
- Visão (qualquer distúrbio incluindo visão em túnel, etc.)
- Irritabilidade (alterações da personalidade, ansiedade, confusão, etc.)
- Tremores musculares (especialmente nos lábios)
- Respiração (dificuldade em respirar, respiração acelerada)
- Audição (qualquer alteração na função auditiva, zumbidos, etc.)
- Náuseas
- Tonturas (vertigem ou desorientação)
A maioria destes distúrbios são também sintomas de toxicidade do CNS devido à ação de outros gases (visão em túnel, irritabilidade, dificuldades respiratórias, etc.) mas os tremores são sintomas exclusivos da toxicidade aguda pelo oxigénio. O mergulhador, ao sentir qualquer destes sintomas, deverá abortar o mergulho regressando à superfície. Estes sintomas podem surgir isolados ou cumulativamente por ordem aleatória.
As convulsões são o sintoma mais grave, porque podem conduzir ao afogamento (quase certo) e podem aparecer como único sintoma sem qualquer aviso prévio.